Informes e Dicas




 COMUNICADO

 Senhores pais ou responsável,


Informamos que o período de matrícula dos cadastrados em agosto de 2014 será de 15/12/2014 a 19/12/2014. O atendimento será na secretaria da escola no horário de 07h30min às 17h. 
Documentação necessária:
  • 02 fotos 3x4;
  • Original e cópia do comprovante de endereço atualizada e recente no nome do responsável legal;
  • Original e cópia do cartão de vacina;
  • original e cópia do cartão do SUS;





Atenção

Conforme calendário enviado anteriormente, algumas turmas encerram o ano letivo em 19/12/2014. E o restante em 10/01/2015.
A reunião de pais para entrega de resultado final será no dia 18/12/2014. Ressaltamos a importância da sua presença, pois não podendo comparecer na data, o resultado será entregue somente em 2015.




Senhores Pais ou responsáveis,

Comunicamos que no período de 12/01/15 a 16/01/15 teremos a 2ª chamada do Cadastro Escolar para 2015.
Documentação necessária:
  • original e cópia da certidão de nascimento
  • Comprovante de escolaridade (séries intermediárias)
  • 02 fotos 3x4;
  • Original e cópia do comprovante de endereço atualizada e recente no nome do responsável legal;
  • Original e cópia do cartão de vacina;
  • original e cópia do cartão do SUS;


















 Senhores Pais ou responsáveis,


Lembramos à todos que nossa Primeira Reunião de Pais será nesse sábado, dia 15/03/2014.
Turno da manhã: de 7h e 30min até as 9h.
Turno da tarde: de 9h e 30min até 11h.
Nesse dia, estaremos entregando a carteirinha para os pais ou responsável legal dos alunos da tarde.
Salientamos que para retirar a mesma será necessário o documento de identidade.

Obs: A carteirinha não será entregue para terceiros.    
 

 Blog da escola



Pedimos aos pais que caso queira que seja retirada alguma foto de estudante do blog entre em contato com a escola que serão tomadas as devidas providências.


 COMUNICADO

 Senhores pais ou responsável,


Informamos que, por medida de segurança, após o carnaval estaremos mudando o formato de saída dos alunos do 1º Ciclo (turno da tarde).
A partir do dia 20/03/2014 o portão será aberto às 17h10min e os pais buscarão as crianças na porta da sala, mediante apresentação da carteirinha escolar. Portanto, solicitamos que nos enviem uma foto (3x4) de seu filho, até o dia 06/03/2014 para que possamos confeccionar as carteirinhas.

A carteirinha será confeccionada pela própria escola e entregue no dia 15/03/2014 (sábado) somente para os pais ou responsável legal, mediante documento de identidade.








VOLTA AS AULAS 2014







As férias terminaram e agora iniciamos uma outra etapa...

Alunos novos, outros nossos "velhos conhecidos, cada qual cheio de expectativas particulares, com olhares inquietos e ansiosos...




Sem falar nos pais que os acompanham, muitas vezes aflitos com esse recomeço.


Serão momentos de choro, hesitação e de muitas novidades!











Faça seu melhor, curta os momentos com sua turma e com sua professora.

  








Desejamos que neste ano letivo de 2014 continuemos comprometidos para que nossos objetivos sejam alcançados.

 


 










  Boas vindas e um bom retorno a todos os alunos e pais para que com entusiasmo e alegria, iniciemos nossas atividades.





 

ESCOLA MUNICIPAL “WALTER LOPES”
Normas disciplinares para 2014
Senhores pais,
Prezados alunos,
            Estamos colocando as normas da escola, para que escola, família e aluno possam conviver de forma harmoniosa. Desejamos uma escola disciplinada e organizada e para isso, é fundamental que as normas disciplinares sejam observadas e respeitadas.

   I.            Horários


Início das aulas: (1º turno) 07h00min                     
                            (2º turno) 13h00min

Término das aulas: (1º turno) 11h20min
                                (2º turno) 17h20min

 Atenção: A escola não se responsabiliza por alunos que ficam depois da aula aguardando os pais, ou a chegada de transportes depois que ultrapassa o limite de tolerância.
Após 11:45 (1º turno) e 17:45 (2º turno) será acionada a Guarda Municipal ou PM para conduzir a criança aos órgãos competentes.



II.   Uniforme Escolar


ØCamisa da Escola Municipal “Walter Lopes”;

ØCalça ou bermuda (da escola) ou jeans azul escuro;

ØTênis e meia para evitar acidentes.

O uso do uniforme será obrigatório a partir do dia 10/03/2014.

OBS: O boné e touca não fazem parte do uniforme, portanto não serão aceitos no ambiente escolar.

Ø O uniforme facilita a identificação do aluno com a escola, além de trazer segurança, agilidade e economia com vestuário.

III.               Aluno doente

Se o aluno não estiver bem de saúde, não o mande à escola, leve-o ao médico e peça o atestado médico.





IV.            Faltas do aluno

Ø  As faltas não são abonadas e sim justificadas, por atestado médico.
Ø  Os alunos que apresentarem mais de 5  ( cinco) faltas consecutivas ou 10 (dez) faltas alternadas (SEM JUSTIFICATIVAS) terão seus nomes encaminhadas ao conselho Tutelar.
Ø Os alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família que se ausentarem da escola sem justificativas podem ficar com o beneficio suspenso.
Ø  Os alunos que ao final do ano letivo, tiverem mais de 25% de faltas (50 faltas) ficarão em continuidade, repetindo o ano em que se encontram.
V.            Sanções Aplicáveis aos alunos
Ø A infração de qualquer dos deveres e transgressões das proibições sujeitam o aluno, conforme gravidades da falta, ás seguintes penalidades:
Ø Advertência oral,
Ø Advertência escrita,
Ø Advertência escrita a ser notificada aos pais ou responsáveis
Ø Encaminhamento do fato ao Conselho Tutelar e ao Juiz da Vara da Infância.
Ø Suspensão
Ø Recusa á renovação de matricula, com parecer do Conselho Tutelar
VI.          Direitos dos Alunos
1.    Receber ensino de qualidade de acordo com a legislação.
2.    Ter assegurado o respeito pelos seus direitos como pessoa humana e não sofrer qualquer forma de discriminação.
3.    Tomar conhecimento dos resultados obtidos em provas e trabalhos, e de sua freqüência.
4.    Utilizar-se das instalações, dependências recursos materiais da Escola de acordo com a programação e as normas existentes.

VII.            Deveres dos Alunos

1.    Respeitar o professor funcionários e colegas;                                                         
2.     OBS: Postura no ambiente escolar e ou indagações da escola
Ø O aluno deverá manter uma postura de respeito no ambiente escolar e no entorno da escola.
Ø Dentro da escola, evitar; empurrar os colegas. Não fazer "brincadeiras" com atitudes violentas, agressões físicas e morais a colegas profissionais e funcionários. Evitar correrias e  ter cuidado nos escadas.
3.    Estudar e cumprir com todas as atividades escolares solicitadas;
4.    Apresentar-se uniformizado;
5.    Ser pontual e assíduo;
6.    Ler e entregar aos pais/ responsáveis as informações / bilhetes  que são transmitidos pela escola
7.    Trazer o material necessário às aulas;
8.    Colaborar com a limpeza, conservação do prédio, móveis e utensílios;
9.    Zelar pelos livros didáticos e devolvê-los ao final do ano letivo;
10.Fazer o para casa quando proposto;
11.Caso haja necessidade de faltar procurar sempre justificar o motivo na  secretaria e também atualizar-se sobre os conteúdos trabalhados no período que esteve ausente.
VIII.          Objetos perdidos
Ø O aluno deve trazer para a Escola somente o necessário.
Ø A escola não se responsabilizará por objetos e/ou brinquedos perdidos e nem fará reposição de material desaparecido.
IX.              Atendimento às Famílias
Ø Para maior organização da escola e melhor atendê-los, o acesso das famílias ao interior da escola se dará somente quinze minutos após o início dos turnos (1º turno 7h15min / 2º turno 13h15min).
Ø O horário de atendimento aos pais será distribuído de forma a atender as necessidades da família e da Escola, portanto, é necessário que o mesmo seja respeitado.
Ø Ao chegar o(a) aluno(a) deverá entrar na Escola sozinho, pois no período de aula, os professores deverão dar completa atenção a sua turma, não podendo atender os pais que comparecerem  sem ser no dia e horário enviado a família para atendimento, ou em reuniões periódicas, previamente marcadas.
Ø È expressamnete proibida a ida dos pais, direto á sala de aula, fora do horário de atendimento.
Ø Sempre que se fizer necessário, a família deverá solicitar um atendimento individual com antencedência.
Ø Caso a escola sinta necessidade, será enviado pelo aluno um bilhete marcando data e horário para um encontro com família.
Ø Caso seja necessário retirar o estudante antes do término das aulas, o mesmo srá liberado apenas com o responsável legal (pai/mãe) ou maior de idade com autorização por escrito e assinada dos responsáveis. (Pedimos não fazer disso um hábito, para que não haja prejuízo para o estudante).
    X.      Para Casa
ØO Para Casa é uma atividade que tem por objetivo reforçar o conteúdo ensinado em sala de aula.                                                                            
                                                                                                   
ØÈ dever do aluno, apresentar o seu para casa sempre que proposto.
ØOBS; O aluno que frequentemente deixar de apresentar o para casa, a família será advertida.



     XI.    Proibições aos alunos


ØRetirar-se da sala-de-aula sem permissão antes do término das atividades escolares;

ØInterromper as aulas de outros professores.
ØDirigir as salas de aula no intervalo do recreio.    
                                                                                      
ØTrazer para a Escola, materiais estranhos aos estudos (fone de ouvido, rádio, caneta laser, bichinho “virtual”, baralho, revista, bola, celular, violão, a não ser quando solicitado.)
ØMexer nos pertences alheios.
ATENÇÃO: É expressamente proibido o uso de objetos com pontas cortantes, estiletes, canivetes, tesouras com ponta, etc.
Ø Não será permitido o uso de corretivo.


              XII.          Livros didáticos


Ao recebê-los os pais/alunos deverão se responsabilizar pelo bom uso, e em caso de perda a família deverá repor outro. Somente os livros de literatura poderão ser emprestados para uso externo.

                                                                                                                                  
                                                                        

     XII.          Blog da Escola 

                                      
     Acompanhe on line o nosso trabalho com os estudantes no WALTERLOPESWEB.BLOGSPOT.COM e conheça os eventos realizados pela nossa escola, fotos de trabalho de campo, avisos importantes e projetos desenvolvidos.








 COMUNICADO



A Diretora Alexandra Sueli convoca toda a comunidade escolar para a Assembleia Geral que acontecerá no dia 20/12/2013 (sexta-feira), ás 07h30min.
Assunto: Prestação de Contas e aprovação do Calendário Escolar para o ano de 2014.
Neste dia não haverá aula em nenhum turno.
Esperamos por vocês!

Atenciosamente, 
A Direção.








I FESTIVAL DE DANÇA DA ESCOLA MUNICIPAL "WALTER LOPES"


2013

 Venha nos prestigiar e se divertir !!!


 Data: 14/12/2013

Horário: 09h




Temos a honra de convidá-los para o nosso primeiro festival de dança que terá como tema as datas comemorativas.





 














No dia 17/12/2013 (terça-feira) das 08h ás 12h, será a Confraternização dos estudantes do 3º Ano do 2° Ciclo, com um encontro festivo no Sítio Recanto Verde.
Neste dia não haverá transporte escolar da prefeitura, portanto é de responsabilidade da família buscar a criança no horário estipulado.
 Lembramos que a entrega do resultado é dia 13/12/2013 das 10h ás 11h30min.


Atenciosamente, 
A Direção.



  
 
MATRÍCULAS PARA OS CADASTRADOS EM JUNHO DE 2013


O período de matrículas para 2014 dos candidatos cadastrados em junho de 2013 será de 16/12/2013 a 20/12/2013. Os responsáveis deverão comparecer na secretaria da escola no horário de 07h30min a 17h para efetivar a matrícula, com 02 fotos 3x4, cópia e original do comprovante de endereço no nome do responsável, neste período. Lembramos que somente o cadastro escolar não é garantia de vaga, caso não efetive a matrícula no período estipulado acima.


MATRÍCULAS PARA OS ESTUDANTES CONCLUINTES DO 3º ANO DO 2º CICLO EM 2013.




 Informamos que os alunos concluintes do 3º Ano do 2º Ciclo desta escola tem vaga garantida na Escola Municipal Leonardo Sadra.
O período de matrícula na Escola Municipal Leonardo Sadra será de 16/12/2013 a 20/12/2013, no horário de 07h30min ás 11h30min e 14h ás 18h.

Ressaltamos aos responsáveis que a vaga do estudante na Escola Municipal Leonardo Sadra está garantida somente até o período estipulado pela escola. A declaração de transferência desta escola deverá ser retirada a partir do dia 13/12/2013 na secretaria no horário de 07h30min ás 17h, pelo responsável legal do estudante.
 Lembramos aos pais que não será entregue a declaração de transferência do estudante com documentação irregular na escola.
  
 Os responsáveis deverão renovar a matrícula para 2014 dos estudantes retidos no 3º Ano do 2º Ciclo em 2013 nos dias 12/12/13 e 13/12/13 na secretaria no horário de 07h30min ás 17h, com cópia e original do comprovante de endereço recente no nome do responsável.


 
 

Cronograma para as atividades do 3º trimestre da Escola Municipal Walter Lopes para O 1º e 2º turnos.




Atenção pais e responsáveis para a nossa semana de avaliações, que será no período de 25/11/2013 a 06/12/2013. Contamos com o compromisso da família em não deixar que seus filhos faltem nestes dias.


CONSELHO DE CLASSE (Com dispensa dos alunos do ano):


2º turno

1º Ano do 1º Ciclo - 09/12/2013
2º Ano do 1º Ciclo - 10/12/2013
3º Ano do 1º Ciclo - 13/12/2013


1º turno

1º Ano do 2º Ciclo - 09/12/2013
2º Ano do 2º Ciclo - 11/12/2013
3º Ano do 2º Ciclo - 06/12/2013



Reunião de pais (1º e 2º horários de tempos pedagógicos)




2º turno

1º Ano do 1º Ciclo - 13/12/2013
2º Ano do 1º Ciclo - 16/12/2013
3º Ano do 1º Ciclo - 17/12/2013


1º turno

1º Ano do 2º Ciclo - 16/12/2013
2º Ano do 2º Ciclo - 17/12/2013
3º Ano do 2º Ciclo - 13/12/2013


SÁBADOS LETIVOS

23/11/2013 - Mostra Cultural
14/12/2013 - Festival de Dança











 

Senhores pais/responsáveis


Comunicamos que o período de Renovação de Matrícula para 2014 será prorrogado para os dias 27/11/2013 á 29/11/2013 no horário de 07:30 ás 17:00 na secretária da escola.  Ressaltamos a importância da atualização dos dados de nossos estudantes no período de renovação.







Documentação necessária para a Renovação de Matricula para 2014:

  • Cópia do comprovante de endereço atualizado e recente 
  • 01 foto 3x4 
  • Histórico para os alunos que estão com a documentação irregular.



Atenciosamente,

 A Direção.











FESTA DA FAMÍLIA
 NA ESCOLA MUNICIPAL "WALTER LOPES"
                                 
2013

Venha Participar Conosco!!!



Data: 24/08/2013                                        

Horário: 8h30min

Nesse dia especial teremos apresentação dos alunos, divertida dinâmica da Jane, um delicioso risoto de frango e brincadeiras com o objetivo de ressaltar a importância da afetividade entre escola e família.
Não deixe de confirmar sua participação nas brincadeiras até o dia 16/08/2013(sexta-feira).








ESCOLA MUNICIPAL “WALTER LOPES”
Normas disciplinares para 2013
Senhores pais,
Prezados alunos,
            Estamos colocando as normas da escola, para que escola, família e aluno possam conviver de forma harmoniosa. Desejamos uma escola disciplinada e organizada e para isso, é fundamental que as normas disciplinares sejam observadas e respeitadas.

   I.            Horários


Início das aulas: (1º turno) 07h00min                     
                            (2º turno) 13h00min

Término das aulas: (1º turno) 11h30min
                                (2º turno) 17h25min

Ø Atenção: A escola não se responsabiliza por alunos que ficam depois da aula aguardando os pais, ou a chegada de transportes depois que ultrapassa o limite de tolerância de quinze minutos.



II.   Uniforme Escolar


ØCamisa da Escola Municipal “Walter Lopes”;

ØCalça ou bermuda (da escola) ou jeans azul escuro;

ØTênis e meia para evitar acidentes.

O uso do uniforme será obrigatório a partir do dia 11/03/2013.

OBS: O boné e touca não fazem parte do uniforme, portanto não serão aceitos no ambiente escolar.

Ø O uniforme facilita a identificação do aluno com a escola, além de trazer segurança, agilidade e economia com vestuário.

III.               Aluno doente

Se o aluno não estiver bem de saúde, não o mande à escola, leve-o ao médico e peça o atestado médico.





IV.            Faltas do aluno

Ø  As faltas não são abonadas e sim justificadas, por atestado médico.
Ø  Os alunos que apresentarem mais de 5  ( cinco) faltas consecutivas ou 10 (dez) faltas alternadas (SEM JUSTIFICATIVAS) terão seus nomes encaminhadas ao conselho Tutelar.
Ø Os alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família que se ausentarem da escola sem justificativas podem ficar com o beneficio suspenso.
Ø  Os alunos que ao final do ano letivo, tiverem mais de 25% de faltas (50 faltas) ficarão em continuidade, repetindo o ano em que se encontram.
V.            Sanções Aplicáveis aos alunos
Ø A infração de qualquer dos deveres e transgressões das proibições sujeitam o aluno, conforme gravidades da falta, ás seguintes penalidades:
Ø Advertência oral,
Ø Advertência escrita,
Ø Advertência escrita a ser notificada aos pais ou responsáveis
Ø Encaminhamento do fato ao Conselho Tutelar e ao Juiz da Vara da Infância.
Ø Suspensão
Ø Recusa á renovação de matricula, com parecer do Conselho Tutelar
VI.          Direitos dos Alunos
1.    Receber ensino de qualidade de acordo com a legislação.
2.    Ter assegurado o respeito pelos seus direitos como pessoa humana e não sofrer qualquer forma de discriminação.
3.    Tomar conhecimento dos resultados obtidos em provas e trabalhos, e de sua freqüência.
4.    Utilizar-se das instalações, dependências recursos materiais da Escola de acordo com a programação e as normas existentes.

VII.            Deveres dos Alunos

1.    Respeitar o professor funcionários e colegas;                                                         
2.     OBS: Postura no ambiente escolar e ou indagações da escola
Ø O aluno deverá manter uma postura de respeito no ambiente escolar e no entorno da escola.
Ø Dentro da escola, evitar; empurrar os colegas, brincadeiras e atitudes violentas, agressões físicas e morais a colegas profissionais e funcionários.Evitar correrias e  ter cuidado nos escadas.
3.    Estudar e cumprir com todas as atividades escolares solicitadas;
4.    Apresentar-se uniformizado;
5.    Ser pontual e assíduo;
6.    Ler e entregar aos pais/ responsáveis as informações / bilhetes  que são transmitidos pela escola
7.    Trazer o material necessário às aulas;
8.    Colaborar com a limpeza, conservação do prédio, móveis e utensílios;
9.    Zelar pelos livros didáticos e devolvê-los ao final do ano letivo;
10.Fazer o para casa diariamente;
11.Caso haja necessidade de faltar procurar sempre justificar o motivo secretaria e também atualizar-se sobre os conteúdos trabalhados no período que esteve ausente.
VIII.          Objetos perdidos
Ø O aluno deve trazer para a Escola somente o necessário.
Ø A escola não se responsabilizará por objetos e/ou brinquedos perdidos e nem fará reposição de material desaparecido.
IX.              Atendimento às Famílias
Ø Para maior organização da escola e melhor atendê-los, o acesso das famílias ao interior da escola se dará somente quinze minutos após o início dos turnos (1º turno 7h15min / 2º turno 13h15min).
Ø O horário de atendimento aos pais será distribuído de forma a atender as necessidades da família e da Escola, portanto, é necessário que o mesmo seja respeitado.
Ø Ao chegar o(a) aluno(a) deverá entrar na Escola sozinho, pois no período de aula, os professores deverão dar completa atenção a sua turma, não podendo atender os pais que comparecerem  sem ser no dia e horário enviado a família para atendimento, ou em reuniões periódicas, previamente marcadas.
Ø È expressamnete proibida a ida dos pais, direto á sala de aula, fora do horário de atendimento.
Ø Sempre que se fizer necessário, a família deverá solicitar um atendimento individual com atencedência.
Ø Caso a escola sinta necessidade, será enviado pelo aluno um bilhete marcando data e horário para um encontro com família.
Ø Caso seja necessário retirar o estudante antes do término das aulas, o mesmo srá liberado apenas com o responsável legal (pai/mãe) ou maior de idade com autorização por escrito e assinada dos responsáveis. (Pedimos não fazer disso um hábito, para que não haja prejuízo para o estudante).
    X.      Para Casa
ØO Para Casa é uma atividade que tem por objetivo reforçar o conteúdo ensinado em sala de aula.                                                                            
                                                                                                   
ØÈ dever do aluno, apresentar o seu para casa diariamente.
ØOBS; O aluno que deixar de apresentar 5 ( cinco) vezes o para casa, a família será advertida.
ØEm caso de 3( três) advertências, o aluno será encaminhado ao Conselho Tutelar

     XI.    Proibições aos alunos

ØRetirar-se da sala-de-aula sem permissão antes do término das atividades escolares;
ØInterromper as aulas de outros professores.
ØDirigir as salas de aula no intervalo do recreio.    
                                                                                      
ØTrazer para a Escola, materiais estranhos aos estudos (fone de ouvido, rádio, caneta laser, bichinho “virtual”, baralho, revista, bola, celular, violão, a não ser quando solicitado.)
ØMexer nos objetos dos colegas e de outro.
ATENÇÃO: É expressamente proibido o uso de objetos com pontas cortantes, estiletes, canivetes, tesouras com ponta, etc.
Ø Não será permitido o uso de corretivo.

              XII.          Livros didáticos

Ao recebê-los os pais/alunos deverão se responsabilizar pelo bom uso, e em caso de perda a família deverá repor outro. Somente os livros de literatura poderão ser emprestados para uso externo.
                                                                                                                                  
                                                                                                              
    






Senhores Pais/Responsáveis,

   Conforme informado anteriormente, nossa primeira reunião de pais será neste sábado, 02/03/2013, às 09h00min.
Nesta reunião serão esclarecidos aos pais sobre a forma de trabalho dos professores e demais encaminhamentos que serão feitos pela escola ao longo do ano.
Local da reunião: Quadra da escola
           
Prepare-se para a reunião de seu filho (a), pois este momento não acontece todos os dias. Venha disposto e disponível para participar até o final da reunião.
                                                                                                       Atenciosamente,
Direção, Pedagogas e Professores.





REUNIÃO DE PAIS/ RESPONSÁVEIS


Senhores Pais ou Responsáveis,

Atenção para os seguintes informes:

1)      Para que a família possa se organizar e participar ativamente da vida escolar da criança, informamos que nossa primeira reunião de pais será no dia 02/03/2013 (sábado).
Lembramos que é de suma importância para o desenvolvimento intelectual do estudante que escola e família sejam parceiros.
Estar presente nas reuniões de seu filho(a), além de ser um dever é também seu direito!
PARTICIPE!

2)      Os pais que freqüentam a ginástica deverão fazer o recadastro nos dias 25 e 26/02/2013 de 7h30min a 9h.
3)      A partir de 11 de março 2013 será obrigatório o uso do uniforme, conforme descrito nas normas escolares.
4)      As aulas de Capoeira serão reiniciadas: 1º turno à quinta-feira à tarde (13h15min as 15h e15h15min as 17h) 2º turno à terça-feira de manhã  (7h15min as 9h e 9h15min  as 11h).
Serão 30 vagas para cada turno. Caso haja número superior de autorizações, será feito um sorteio.



Atenciosamente,
Á Direção.