ESCOLA MUNICIPAL WALTER LOPES




ESCOLA MUNICIPAL WALTER LOPES











A direção é composta por dois membros eleitos pela comunidade (Diretor e Vice) atendendo aos dois turnos que funciona com o seguinte quadro: duas pedagogas e 37 professores. 
A merenda oferecida aos alunos é fornecida e preparada por uma empresa terceirizada (Nutriplus). O alimento é preparado na cantina da escola com o acompanhamento de um nutricionista da empresa e coordenação geral de outra nutricionista da Prefeitura.


O uniforme atual foi escolhido em 2006 com a participação de toda comunidade escolar, sendo ele: calça comprida ou capri de tectel  azul marinho com vivo branco e amarelo na lateral, blusa de malha azul marinho e amarela com o nome da escola gravado em letra amarela



Educação Infantil (5anos) 2017















CONSELHO ESCOLAR







O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como objetivos:
  • Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas;
  • Apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares;
  • Instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares;
  • Promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares;
  • Estimular a integração entre os conselhos escolares;
  • Apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade;
  • Promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.
Reflita sobre a importância dos Conselhos Escolares como mecanismos da participação social.









PROPÓSITO
  
Proporcionar aos estudantes uma formação necessária para uma participação ativa, reflexiva, ética consciente,autonôma e solidária na sociedade.






















 PRINCÍPIOS


  • Respeito à diversidade;
  • Integração comunidade/escola;
  • Gestão Participativa;
  • Educação humanística;
  • Valorização dos profissionais;