Projetos





Projeto Leitura em Família 2017



A instituição nos últimos anos, também vem participando de projetos como Belgo-Mineira (premiada em 2003 e 2014). Vem desenvolvendo em parceria com as famílias o Projeto Leitura em Família que tem como objetivo estimular o gosto pela leitura, melhorar a fluência e a entonação e fomentar a parceria escola e família.








































PROJETO: EU POSSO, EU CONSTRUO UMA ESCOLA MELHOR A CADA DIA


O Projeto “Eu posso, eu construo: uma escola a cada dia” traz consigo paradigmas necessários para melhorar a disciplina e a responsabilidade dos estudantes no ambiente escolar.








Sabe-se que a disciplina e o cumprimento dos deveres escolares geram o sucesso dos estudantes e uma convivência sadia, pois é através da disciplina que nos transformamos em um cidadão mais ético, feliz e competente na sociedade.






 

O projeto visa combater o ato infracional de indisciplina e falta de cumprimento das atividades escolares, que perturbam o ambiente escolar, atrapalham o sucesso do aluno e causam transtornos muitas vezes emocionais para a equipe responsável pela condução do processo ensino/aprendizagem.


 











 




O objetivo desse projeto é demonstrar à comunidade escolar que crianças e adolescentes também são sujeitos de direitos e deveres como todo cidadão, investigar o problema na sala de aula e trabalhar no sentido de promover a prevenção e imediata repressão das ocorrências disciplinares.


                                                                                                                

                                     




 













Entre as ações desenvolvidas neste projeto que favorece uma mudança de atitude nos estudantes e promove atividades de reflexão estão:




1.      Confecção de um gráfico por turma com o índice de ocorrências registradas e trabalhar o gráfico em sala;

2.      Conselho de classe com os professores semanalmente;

3.      Confecção de murais com frase de reflexão;

4.      Palestra com autoridades (Policia militar, promotoria de justiça, conselho tutelar, guarda municipal e/ou outros);


5.      Desenvolvimento de atividades em sala de aula como: dinâmicas (caixa com espelho, caixa de presente), leitura de textos reflexivos;





6.      Promover o Projeto Show de Talentos;

7.      Concurso de redação: TEMA: MEU PAPEL COMO ESTUDANTE

8.      JORNAL CIDADÃO

9.      Rádio Recreio



10.  Premiação mensal da turma: Cinema com pipoca, Balada no recreio, outras.





















PROGRAMA MINHA ESCOLA CRESCE


  Inovação, partilha de saberes e conjunção de esforços, tudo orientado para fortalecer a escola pública, para valorizar o espaço escolar como território de produção e multiplicação de conhecimento, rumo ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Um brinde à educação e à escola pública.

O Programa Minha Escola Cresce, que o Institutor Arcor Brasil desenvolve desde 2004.
Participa da montagem, ou ampliação de acervos de mais de 20 bibliotecas, como um essencial fomento à leitura; a implantação de hortas escolares, espaços para a multiplicação de práticas de boa alimentação; o desenvolvimento de mais de 20 projetos de músicas e artes em geral, levando em à constituição de orquestras, fanfarras e multiplicação de conhecimento sobre pintura, escultura e artesanato; o amplo envolvimento de alunos e comunidade em geral em 15 projetos diretamente ligados à preservação e proteção ambiental, como ações de reciclagem, recuperação de áreas degradadas e estruturação de bosques e jardins como espaços alternativos de atividades.
Estes são alguns dos resultados das nove edições do Programa Minha Escola Cresce, baseado no apoio a projetos apresentados e propostos pelas próprias escolas públicas de municípios situados nas regiões onde estão as fábricas da Arcor do Brasil. Em Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte o Programa Minha Escola Cresce contempla em 2012 o projeto “Brincando também se aprende” da E. M. Walter Lopes. O Instituto Arcor Brasil colaborou financeiramente com a montagem da sala de brinquedoteca.







                                  

 































 As fotos acima mostram como ficou a sala de brinquedoteca da Escola Municipal Walter Lopes.


                                             PROJETO BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE.
                                 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AFETIVA NA E. M. WALTER LOPES

Através deste projeto objetivamos fazer do recreio um momento lúdico, organizado buscando uma conscientização ambiental, evitando o desperdício de alimentos e o correto destino do lixo.
O objetivo geral é conscientizar nossos estudantes de quais são as ações, atitudes e procedimentos mais corretos para cada espaço físico da escola.
No PROJETO BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE confirmamos benefícios como melhora no comportamento, aprendem a viver em sociedade, as crianças  se exercitam mais, aumento do desempenho escolar e se divertem.
As atividades em grupo garantem a oportunidade perfeita de se socializar e fazer amizades novas, aprendendo a tomar decisões por conta própria e desenvolvendo sua segurança.














































 
PROJETO HARMONIA

Alunos aprendem a tocar instrumentos musicais clássicos nas escolas.
 
Com o objetivo de promover a educação complementar através da música, e criar a cultura musical dentro das escolas, a Prefeitura de Contagem criou o projeto Harmonia – Orquestra nas Escolas.
No projeto os alunos recebem aulas de toda teoria musical, incluindo leitura de pauta e leitura rítmica, além de aprenderem a tocar instrumentos musicais clássicos como violino e flauta doce.
O projeto Harmonia acontece em 16 escolas da rede municipal entre elas a E. M. Walter Lopes. Nesta primeira fase, os alunos estão aprendendo a tocar o instrumento de sopro flauta doce.
 A Prefeitura de Contagem fez a compra de todo material didático, dos instrumentos musicais e o pagamento dos professores de música, que são todos da Orquestra Jovem de Contagem.
Antes de entrarem no curso, os alunos passam por teste de aptidão aplicado pelos professores da Orquestra. As aulas acontecem uma vez na semana no período da tarde. 

 

 

 


 



 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR (PEHE)
na E. M. Walter Lopes

Nesta Escola, como em muitas outras, há o Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE), neste projeto incentiva-se a realização da compostagem vegetal, esta compostagem necessita de casca, restos alimentares. Portanto este projeto pode servir para dar fim aos restos alimentares não cozidos e servir como mecanismos para a construção da consciência de cada indivíduo, lhes mostrando o processo de produção de alimentos e seus custos para a humanidade e para o meio ambiente.  


















Nas fotos temos o trabalho pedagógico na prática realizado pelo professor de ciências Geovanni  preparando a terra junto com seus alunos para plantio da horta.


 


 

 


Educação Ambiental na Escola Municipal Walter Lopes



Hoje se discute muito as soluções e necessidades de não poluir o meio ambiente, evitar as queimadas, não cortar árvores, preservar a biodiversidade, e muitas outras.

    
A Escola Municipal Walter Lopes tem como objetivo aumentar e potencializar a reciclagem e a reutilização de materiais, iniciando um sistema de coleta seletiva, através de incentivos e conscientização.


                  
No Município de Contagem não há um sistema de coleta seletiva, portanto o lixo ouriundo desta coleta recebe o mesmo fim que o outro lixo, a menos que a coleta seja feita por catadores.
Incentivar a trazer os materiais recicláveis e reutilizáveis para a escola, onde este receberá o fim correto e esperado. Ocorre uma transformação na região da escola.









A Escola Walter Lopes na construção da conscientização da comunidade escolar, trazendo responsabilidade social a respeito de questões ambientais espera que estes processo cheguem até as casa dos alunos e funcionários, ajudando assim na preservação ambiental.












Prefeitura Municipal de Contagem por meio da intersetorialidade envolvendo várias Secretarias, constrói de forma inovadora a política de Educação Integral e Integrada baseada nos eixos: identidade e diversidade cultural: direito,a cidadania, direitos humanos e vida saudável.
O Programa de Educação Integral e Integrada busca compreender que todo sujeito tem o direito de uma educação que norteia os princípios da liberdade e da pluralidade e compreende que todo território produz diferentes manifestações trazendo a cena pública, uma nova cidade; um Contagem Educadora.








   

 

O Projeto Cirandarte, criado pelas professoras da Rede Municipal de Contagem, Blandina Macedo(Educação Física) e Luciana Matias(Artes), é uma proposta pedagógica iniciada na Escola Municipal Otacir Nunes dos Santos, em 2008, com alunos do segundo ciclo de formação, no intuito de fomentar a linguagem da arte cênica por meio da cultura popular, experimentando e compartilhando saberes, que contribuam com o desenvolvimento sociocultural e cognitivo dos mesmos. Ao longo de sua trajetória conquistou os concursos tais como: ‘Minha Escola Cresce” realizado pela Arcor, Mostras Literárias de  2009 e 2010 realizadas pela Prefeitura de Contagem, participação no FETO(Festival Estudantil de Teatro) e inúmeras apresentações em variados espaços cênicos.

Atualmente faz parte do Programa de Educação Integral e Integrada, democratizando o acesso à cultura, possibilitando a ampliação para as Escolas Municipais Otacir Nunes dos Santos, Babita Camargos, Eli Horta, José Lucas Filho, Isabel Nascimento e Walter Lopes, contribuindo na construção dessa política.

Inserindo o Projeto Cirandarte em outras comunidades confirma o potencial inclusivo, empreendedor e inovador do Programa de Educação Integral e Integrada, uma vez que verifica-se o fomento do altruísmo, as relações interpessoais, a inserção das comunidade nas escolas e demais equipamentos culturais, contribuindo assim para a democratização e acesso à cultura na cidade.

 

   Desenvolver habilidades e competências para apreensão dos códigos cênicos, por meio do estudo da encenação como uma forma de conhecimento como uma forma específica de produção artistica reunindo diversas formas de conhecimento. Apresentando ao aluno uma visão o mais completa possível dos diversos atos de conhecimento. Apresentando ao aluno uma visão o mais completa possível dos diversos atos de conhecimento presentes nesta arte, sem uma visão necessariamente hierarquizada dos seus diferentes campos de atuação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A SOCIEDADE DOS AMIGOS DO BOI ROSADO


A Sociedade dos Amigos do Boi Rosado é um movimento pela vivificação da cultura e do Meio Ambiente baseado nos princípios da solidariedade e sustentabilidade.


A Escola Municipal Walter Lopes também voltada para o tema da sustentabilidade proporciona juntamente com o professor Severino Labá aos estudantes do 1º e 2º Ciclos vivenciarem experiências no Viveiro Boi Rosado



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Leitura em Família


 

 

 

O projeto “Leitura em Família” teve início em 2008 e surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes  a oportunidade de ouvir histórias, ler e desenvolver a oralidade, bem como incentivar a participação da família no processo ensino-aprendizagem.
          



 
A Literatura infantil enriquece a imaginação da criança, oferecendo-lhe a busca de novos conhecimentos, mobilizando as capacidades racionais e o cultivo da expressão pessoal.

 
         




 
















 Nos tempos atuais, em que a imagem e a comunicação são instantâneas, torna-se necessário que nossas crianças adquiram o hábito de ler, transformando-se em leitores, ou seja, aqueles que vão além, fazem uma leitura prazerosa e crítica, consequentemente, entendem melhor o mundo que as cercam.
Com isso, o objetivo do projeto “Leitura em família”, é despertar o gosto pela literatura infanto-juvenil, desenvolvendo a imaginação, a observação, a criticidade e o gosto artístico, e estabelecer uma relação entre o mundo real e ficcional, relação esta que incentiva e colabora para a implementação desse projeto.




         O projeto “Leitura em família, acontece da seguinte maneira a cada semana, um aluno leva um livro de literatura que deverá ser lido e interpretado através de uma ficha literária, além de se responsabilizar em preparar uma atividade que será apresentada para a turma de várias formas criativas, como declamação de poemas, fantoches,cartazes, dedoches etc.
         





 





  






Tratando de um projeto em família, subtende-se que para a preparação e efetivação dessa atividade far-se-á necessário a participação das famílias.

 

 

 

 

Na Escola Municipal “Walter Lopes” alfabetização é coisa séria.

Uma base sólida é o melhor caminho para a construção de uma educação de qualidade.
Com dedicação e eficiência as professoras acreditam nessa máxima e tem obtido sucesso.
Exemplo disso são as turmas do 1º Ano do 1º Ciclo que trabalham a alfabetização de maneira dinâmica e sistemática e cujos alunos de 6 anos já se encontram em nível de escrita alfabética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

 

 


Projetos que Realizam Resultados que Fazem a Diferença!

Semana do Conhecimento e Meio Ambiente
Professor Geovanni e alunos na apresentaçao do trabalho na Semana do "Conhecimento e Meio Ambiente"



    A Escola Municipal "Walter Lopes"marcou presença na Semana do Conhecimento e Meio Ambiente realizada no Sesc Laces Contagem, entre os dias 7 e 9 de junho.Foi uma excelente oportunidade de os alunos vivenciarem atividades práticas, além de poderem aprender como a confecção de produtos com garrafas pet pode se tornar fonte de renda.
    A Semana do Conhecimento e Meio Ambiente foi uma iniciativa da prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O evento contou com a participação de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA das Escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada da cidade, além de professores, pedagogos, gestores municipais e a comunidade em geral.
    O convite da Secretaria de Educação de Contagem foi recebido com grande entusiasmo pela Escola Municipal”Walter Lopes”.


 PROERD
O que é o PROERD ?


Sargento Rivelino e os Alunos em uma de suas aulas do PROERD

O Proerd (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade. Todas estas ações, têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial.
Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico. O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles - EUA - para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.
Atualmente alguns estados da federação, através de suas Polícias Militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998. Hoje o PROERD faz parte da nossa escola nas turmas de 2° Ano do 2° Ciclo atraves do Sargento Rivelino.